Corajosos Viajantes...

Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish

Bienvenue! Bienvenidos! Manava! Welcome! Fáilte! Herzlich Willkommen! Benvenuto! Hau Koda! Tapeguahê Porãite! kalos ilthate! Welkom! ahlan wa sahlan! Bonvenon! Eguahé Porá! Yôkoso! Bari Galoust! Aap Ka Swaagat Hein! Gratus Mihi Venis!

Desejo que...

Bendito seja o anseio que te trouxe aqui e que aviva a tua alma com assombro. Que tenhas a coragem de acolher o teu anseio eterno.

Que aprecies a companhia crítica e criativa da pergunta "Quem sou eu?" e que ela ilumine o teu anseio.

Que uma secreta Providência Divina guie o teu pensamento e proteja o teu sentimento.

Que a tua mente habite a tua vida com a mesma certeza com que teu corpo se integra ao mundo.

Que a sensação de algo ausente amplie a tua vida.

Que a tua alma seja livre como as sempre renovadas ondas do mar.

Que vivas perto do assombro.

Que te integres ao amor com o arrebatamento da Dança.

Que saibas que estás sempre incluído no benévolo círculo de Deus.

(oração celta)

E que o DIVINO te guarde na palma de suas mãos, até nosso próximo encontro...

Namastê!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A Mulher Essencial

Dizem que Deus foi o arquiteto do universo. Ao que parece, porém, Ele foi arquiteto e engenheiro. Engenheiro quando criou o homem e arquiteto ao gerar a mulher. Ao homem coube a maior força física, a estrutura necessária para o embate com as adversidades da vida, quando a força bruta ainda se fazia necessária à sobrevivência. Ao lado do homem caçador, guerreiro e competitivo ficava a mulher, em geral fisicamente mais frágil, mas trazendo em si a força da feminilidade: a sensibilidade, a ternura, a intuição, a cooperação, a capacidade de gerar novas vidas. Forças complementares, masculino e feminino possuem dentro de si um germe de seu gênero oposto, embora as sociedades patriarcais tenham cuidado de estabelecer a noção de “homem” e “mulher” como entes separados, opostos, cada qual ocupando espaços distintos na sociedade.
Em busca de libertar-se do jugo masculino, impelida pela vida que procura seu equilíbrio, a mulher lutou pelo seu natural espaço na sociedade. Mas diante do machismo, provar seu valor passava pela prova de competência no que o universo masculino valorizava. Devia a mulher ser também competitiva, forte, “guerreira” no trabalho.
Resultou disso a absorção de parte do arquétipo masculino pela mulher. Assumiu ela características masculinas em detrimento das femininas, fortaleceu o animus em detrimento da anima e, paradoxalmente, perdeu parte da sua força essencial ao tentar conquistar um melhor lugar em um universo masculino e incompleto, necessitado exatamente do aspecto vital feminino.
Nas atitudes, no vocabulário, em quase todos os aspectos da vida da mulher a entrada de elementos masculinos é perceptível, o que pode ser visto como uma evolução no comportamento humano enquanto tal alteração significa a quebra das barreiras do preconceito e a negação à subserviência historicamente imposta às mulheres, mas também como um desequilíbrio na estrutura social quando a mulher perde sua feminilidade primordial ao assumir o que de pior se encontra no arquétipo masculino.
A asfixia dos valores femininos nas sociedades ocidentais é perceptível pelo que caracteriza os objetivos impostos a seus membros. Citando Cécile Sagne: “Os ideais e modelos que nos apresentam orientam-se cada vez mais no sentido da velocidade, da violência, da competição, da conquista, da agitação frenética e de uma tensão explosiva, ao mesmo tempo física, emocional e mental. Os mitos modernos exaltam os superativos, os superexcitados e os supermachos – detetive, bandido, assaltante, mercenário, grande fera ou Super-Homem das finanças e da política.” Se antes a mulher era pressionada a assumir o papel de mãe e dona-de-casa a fim de ser reconhecida como um membro útil e bem-sucedido da comunidade, hoje a medida de seu sucesso é dada pela sua capacidade profissional.
Mencionar o fato de que a mulher perde parte de sua força ao assumir comportamentos masculinos, não significa, de modo algum, a defesa do retorno a uma sociedade ainda mais machista que a atual, nem tampouco da criação de uma nova ordem social baseada tão-somente no arquétipo feminino, mas da necessidade da estruturação de um sistema mais equilibrado, onde masculino e feminino sejam aspectos igualmente importantes e complementares e onde cada um tenha a oportunidade de crescer a partir de sua própria individualidade. É imprescindível que a sociedade valorize a diferenciação entre os sexos e compreenda a importância da presença completa de ambos na vida de forma geral.
“O feminino na mulher e no homem é o esprit de finesse (...). É a capacidade de inteireza, de percepção de totalidades orgânicas, de unicidade do processo vital em suas mais diversas manifestações; é subjetividade, ternura, cuidado, acolhida, nutrição, conservação, cooperação, sensibilidade, intuição, experiência do caráter sagrado e misterioso da vida e do mundo.
O masculino no homem e na mulher é o esprit de géometrie, de objetividade, de análise, de trabalho, de competição, de auto-afirmação, de racionalidade, de capacidade de abrir caminhos, de superar obstáculos e de concretizar com determinação um projeto.
Não devemos monopolizar o masculino somente no homem e o feminino somente na mulher. Tal é o equívoco da cultura dualista ocidental e de outras culturas patriarcalistas. Olvidou-se que homem e mulher têm dentro de si a totalidade masculina e feminina. Cada qual deve realizar a síntese a partir de sua situação concreta ou de homem ou de mulher.
(Ricardo Antonio Penschi)

3 comentários:

Sr do Vale disse...

Sou grande admirador da obra deste arquiteto.


Oi madrinha.

Dona Sra. Urtigão disse...

òtimo texto.

Sr do Vale disse...

Olá Madrinha,
Dançarina do vento,
Que encontra pensamentos lunares,
Em passos e espaços,
Nos movimentos soltos
Da dança
Da andança
De trechos descobertos ao acaso
De revelações múltiplas.

PEDOFILIA: NÃO!

Pelo telefone disque 100 - DENUNCIE! "Pais e filhos, inconscientes dos perigos da rede são presas fáceis de pedófilos. Uma criança ingenuamente não identifica um adulto se passando por um amiguinho da mesma idade. Uma dica é: Retirar o computador do quarto da criança, colocar em local onde possa estar vigiando sempre. Olhe sempre o histórico de navegação antes de fechar o computador para saber os passos que seu filho deu dentro da web. Computador no quarto também é veículo para o tráfico da pornografia infantil." PENSE NISSO!!!

Palavras ao vento

Dulcinéia


Quem tu és não importa, nem conheces,

O sonho em que nasceu a tua face: Cristal vazio e mudo.

Do sangue de Quixote te alimentas,

Da alma que nele morre é que recebes,

A força de seres tudo.

(Jose Saramago)


SILÊNCIO: NÃO! DENUNCIE! - 180

A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 é um serviço que foi implantado em 2005 pela SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres). Trata-se de uma central de atendimento telefônico que funciona ininterruptamente, inclusive finais de semana e feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita a partir de qualquer local do país.

AMIZADE

QUE HAJA PAZ NA TERRA! QUE A PAZ COMECE EM MIM! "Para deixar um planeta melhor para nossos filhos, basta deixar filhos melhores para nosso planeta". NAMASTÊ!

Anjos Procurados

"Nós somos, cada um de nós, anjos com apenas uma asa e somente poderemos voar abraçando uns aos outros". Luciano de Crescenzo

"Não é o quanto fazemos,

Mas quanto amor colocamos no que fazemos.

Não é o quanto damos,

Mas quanto amor colocamos no doar".

Madre Teresa

TODA FORMA DE AMAR!

Eu Respeito. E você?

Ajude a cuidar de nossa casa!

Créditos e Autoria

Os textos aqui postados são pesquisados em livros e na internet. Alguns desconheço sua autoria, muito embora, busco incessantemente descobrir. Nossa intenção em postá-los nesse espaço é compartilhar e espalhar conhecimento. Acreditamos que essa é a vontade de nossos ancestrais. Afinal, de que adiante um livro guardado em nossa estante? É envolta nessa aura de desejo em repassar, distribuir, informar, que ousamos acarinhar os corações que aqui chegarem. Deixamos nossa eterna gratidão à todos os seres Maravilhosos, que nos legaram com tantas pérolas. E nesse legado, nos permitem espalhá-las como flores ao vento... Que todos sejam triplamente abençoados!!! Madre Del'Alma Namastê!