A das duas águas – Yemanjá na confluência de um rio. Ali encontra-se com sua irmã Oxum. Mora na água doce, gosta de dançar, é alegre e muito correta; Não pratica malefícios. Cuida dos doentes, prepara remédios, amarra abicus.
Imagem: Internet |
É uma divindade do rio de mesmo nome que corre na Nigéria nas regiões Ijexá e Ijebú. Era, segundo uma lenda, a segunda mulher de Xangô, tendo vivido antes com Ogun, Orunmilá e Oxossi. A sua dança lembra o comportamento de uma mulher vaidosa e sedutora que vai ao rio para se banhar. Enfeita-se com colares, agita os braços para fazer tilintar seus braceletes, abana-se graciosamente e contempla-se com satisfação num espelho. No sincretismo brasileiro ela é Nossa Senhora das Candeias.
Yemanjá e Oxum de Lydia Cabrera
Um comentário:
Minha querida Namastê adorei entrar no teu blog e te conhecer, imediatamente fiquei tua amiga pois temos muitas coisas em comum. Gostava que estivesses mais perto pois sou de Portugal. Vivo em Coimbra e Lisboa. Costumo ir ao Brasil, às feiras do livro, mas este ano como meu marido está um pouco doente não podemos ir. Tenho uma editora e sou escritora, entre outras actividades. Quando vieres a Portugal diz pois certamente não vou te esquecer mas vou te receber com todas as honras. O meu telefone fixo é 239 705331 e o móvel é 96 27 27 7 38 O meu nome de escritora é Luz compasso. Beijinho e até breve Luz http://www.luz-da-vida.com.pt/flash/index.html; http://editoraluzdavida.blogspot.com/
Postar um comentário