Conhecida como Boudica, Bódica ou ainda Boudicea, está para os Ingleses como Viriato para os Povos Ibéricos e Vercingetorix para os Franceses. Marcada pela dor e tragédia pessoal, despojada de tudo quanto tinha pelo Governador Romano da região, irá vingara-se ao reunir o maior exercito que as hostes Romanas até então viram em terras bretãs! Deixando marcas que até hoje são visíveis no solo londrino!
É por essa, e tantas outras mulheres, que de alguma forma, conseguiu-se romper, pelo menos em parte, com o jugo desigual, que por incrível que pareça, existe até hoje...
Boudica - GUERREIRA - que nos faz sentir orgulho, em cada passagem de sua história...E para quem gosta de filme existe um que retrada sua saga muito bem. O filme: A Rainha da Era de Bronze
Mas quem era Boudica?
|
Estátua de Boudica em frente do Parlamento Inglês |
Foi a rainha celta que liderou os Icenos, juntamente com outras tribos, numa revolta contra as forças romanas que ocupavam a Grã-Bretanha em 60 ou 61 d.C. durante o reinado do imperador Nero.
O nome Boudica poderá significar "vitória".
Boudicca,conhecida pelos romanos por Boadicea,nasceu por volta do ano 30 a.C. Não se sabe muito da sua origem e pensa-se que ela tenha se chamado Boudiga, como a Deusa Celta da Vitória. Boudicca era rainha dos Icenos,uma tribo dos Celtas,onde é, hoje, Norfolk e Sulfolk. Era casada com o rei Prasutagus e tinha duas filhas. Depois da morte do marido,por volta de 60-61a.C, sucederam ataques surpresa dos romanos aos Icenos e ela,própria,junto com as filhas foram bárbaramente torturadas,por não se submeterem ao jugo da poderosa Roma.Boudicca foi desnudada e espancada em público,enquanto as suas filhas eram estupradas pelos soldados romanos.O Imperador Nero, ordenou que confiscassem as terras, bens e levassem pessoas como escravos, para Roma.
Nasce da sua raiva e ódio a corajosa e lendária guerreira, que uniu as várias tribos(que constantemente lutavam entre si)numa luta comum, contra os romanos.Liderou uma rebelião de 100 mil, ou mais homens, aterrorizando os romanos, que não compreendiam a maneira deles lutarem. Ficavam surpreendidos ao verem as mulheres Celtas lutando ao lado dos homens e possuírem indistintas forças e honra.Soltavam horrendos gritos e usavam machados e espadas, lançando-se contra seus oponentes corajosamente. E por ser uma mulher a Líder, Roma e sentiu-se duplamente ultrajada.
É descrita pelo historiador Dião Cássio da seguinte forma:
"Boudicea era alta, terrível de olhar e abençoada com uma voz poderosa. Uma cascata de cabelos vermelhos alcançava seus joelhos; usava um colar dourado composto de ornamentos, uma veste multi-colorida e sobre esta um casaco grosso preso por um broche. Carregava uma lança comprida para assustar todos os que deitassem-lhe os olhos."
Boudica "cega" pela dor e angustia causados com o tratamento desumano dos Romanos, começou a reunir forças para iniciar uma revolta, unindo debaixo da sua liderança os Povos mais próximos da sua cidade para lutar pela libertação do julgo Romano.
Acredita-se que o exército de Boudicea era composto por mais de 100.000 pessoas e Tácito afirmou que bem mais de 70.000 pessoas pereceram nas mãos dos rebeldes ás ordens de Boudicea.
O medo e o terror apoderou-se rapidamente dos bretões romanizados onde só o mencionar do nome da Rainha ultrajada era o suficiente para causar o pânico geral!
A Rainha Guerreira dos Icenos desaparecera da história durante séculos, mas foi trazida de volta à vida no século XVI (16) pelas mãos da Rainha Isabel I, interessada em promover o conceito da rainha guerreira e foi transformada nessa altura num ícone histórico.
Esta revolta liderada pela Rainha Boudica foi sem duvida uma das mais violentas causada contra o Império Romano.
Tradicionalmente afirma-se que ela sobreviveu á grande batalha e envenenou-se em casa.Cassius Dio narra que os Celtas fizeram um enorme enterro, digno de uma heroína.Sua estátua está junto ao Big Ben.
A Rainha Guerreira dos Icenos desaparecera da história durante séculos, mas foi trazida de volta à vida no século XVI (16) pelas mãos da Rainha Isabel I, interessada em promover o conceito da rainha guerreira e foi transformada nessa altura num ícone histórico.
Colaboração:
http://pt.shvoong.com/books/biography/498182-boudicca-rainha-dos-icenos/#ixzz1PM1M8mcb
http://confinshistoria.blogspot.com/2010/11/boudica-rainha-guerreira-dos-icenos.html
4 comentários:
Salve!
Quantas odisséias vivemos querida Sacerdotisa!
Amei teu comentário, como sempre me lês com o poder de um Oráculo Sagrado! E me descobre com o que nem sei que tenho! Grato!
Toda esta Luz é sua que me vê assim... pois são muitos os que me enxergam pequeno e impuro...
Lhe agradeço muito viu!
Me adiciona no facebook:
http://www.facebook.com/WilliamGaribaldi
Bjus de Luz!
Salve Poderosa Boudica!!!!!
Há mulheres que ficam para a História.
Mas não se fala muito delas...
Querida amiga, boa semana.
Beijos.
Adorei saber dessa historia,talvez eu esteja necessitando de vitórias em minha vida, ultimamente tenho me derrubado.
Adorei a visita no Empório Bruxaria, somos sempre receptivo aos novos viajantes(internautas) que passam por aqui, oferecemos nossas melhores hospitalidades, historias e poesias.
Volte sempre que demandar necessidade...
Saulo
PS.: Estive ausente por uns dias do blog, trabalhos escolares... por isso demorei a responder.
Na pagina de correio, pode me adicionar para trocarmos informações, conversar.
Abraço.
Postar um comentário